terça-feira, 12 de agosto de 2008

Cuidados especiais com a Mirna e seu dia a dia

Como a lesão cerebral sofrida pela Mirna foi muito extensa, ela não interage com o meio e não tem a noção de dia e noite, algumas vezes troca o dia pela noite, ou seja, passa o dia dormindo e a noite acordada. Quando ela está seguindo o ritmo de sono normal ela acorda, ou eu (mãe) a acordo para tomar o primeiro medicamento, logo cedo. Tiro ela da cama e a coloco em sua cadeira de rodas (cadeira feita sob medida pra ela de acordo com suas deficiências). Ela faz 3 refeições diárias, nada muito calórico, ela não pode ganhar muito peso e como não gasta muita energia tem que ter uma alimentação controlada. Mirna passou quase dois anos usando sonda naso-gástrica, mas como muita persistência ela começou a engolir, mas como disse anteriormente, o dano cerebral foi muito grave, por isso ela apresenta dificuldades de deglutição. A sua alimentação é toda pastosa e tem que ser ministrada com muito cuidado para ela não engasgar e o alimento ir para os pulmões. Durante esses 8 anos, Mirna teve somente uma pneumonia alimentar. Não tem escaras apesar de passar muito tempo deitada. Como eu passo praticamente o dia todo em casa procuro não deixá-la muito tempo na mesma posição.

À noite só vou dormir depois da meia noite, momento em que ela toma outra medicação e no outro dia segue a mesma rotina.

Apesar de todo o trabalho, faço tudo com muito gosto e dedicação, sempre procurando fazer por ela tudo que precisa. Conto com a ajuda da minha outra filha, do meu marido e às vezes até do Dudu. Todos amam muito a Mirna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário