sábado, 9 de agosto de 2008

Entenda o que aconteceu com essa linda criança

Durante o mês de junho de 2000 a Mirna sofreu uma queda enquanto brincava com sua irmã, um primo e uma moça que ajudava a cuidar das crianças. Como consequência dessa queda ela fraturou o braço e o que parecia ser um simples acidente doméstico se transformou num problema de dimensões inimagináveis. Naquele dia teria início o maior drama de nossas vidas.
Essa foto com a Milena (irmã) em uma homenagem ao dia das mães foi a última foto dela antes da cirurgia desastrosa.
No momento do acidente eu estava dando aula e minha esposa estudava, quando fomos avisados corremos para casa muito preocupados. Mirna engessou o braço no hospital de Castelo do Piauí, à época o aparelho de raio X não estava funcionando e o médico engessou assim mesmo.
Após passar um mês com o braço engessado, sua mãe a conduziu até o hospital para que fosse tirado o gesso, ela levou um choque ao ver o braço da criança completamente torto. Levamos a Mirna para Teresina, lá realizaram o exame de raio X e o médico nos disse que era necessário uma intervenção cirúrgica. Lembro que a mãe dela chorou bastante, como se estivesse antevendo o que estaria por acontecer.

A cirurgia foi marcada para o dia 18 de julho de 2000, e lá estávamos nós entregando aos médicos nossa pequena e junto a ela a esperança que tudo não passaria de um grande pesadelo e tudo voltaria ao normal.

A demora nos deixou apreensivos, depois de 4 horas no centro cirúrgico o cirurgião veio e nos comunicou que ela havia apresentado uma reação alérgica ao anestésico e que necessitava de cuidados de UTI, sentimos o mundo desabar sobre nossos pés. No mesmo dia após muita luta conseguimos vaga na UTI do Hospital Infantil Lucídio Portela.

O primeiro diagnóstico foi pneumonia dupla, sangramento intestinal e hipertensão intracraniana provocada pelo edema cerebral. 24 horas depois da entrada na UTI foi realizada uma tomografia que apresentou resultado normal, ficamos muito felizes, tudo indicava que ela sairia do coma sem seqüelas. Porém dois dias depois ela apresentou um rebote e seu coma aprofundou, foi realizada então uma segunda tomografia que apresentou isquemia cerebral difusa, nesse momento ela não tinha respiração própria, foi submetida à entubação orotraqueal durante 8 dias, os médicos já pensavam em realizar uma traqueostomia quando ela voltou a respirar por conta própria. Nesses dias críticos alguns médicos suspeitaram de morte cerebral, mas ela conseguiu reagir.


Foram 28 dias na UTI e mais 8 meses internada no Hospital Lucídio Portela. Durante esse período ela apresentou infecção urinária, pneumonia e menigite e apresentou uma hidrocefalia, motivo pelo qual foi submetida a derivação ventrículo-peritonial. Seu organismo rejeitou a válvula, as febres não estavam mais sendo controladas e foi necessário outra cirurgia para a retirada da válvula.
Essa foto foi tirada no pior momento dela durante os meses que ficou internada, perdeu muito peso e em nada lenbrava aquela menina alegre e cheia de vida.

Hoje apesar de apresentar seqëuelas funcionais importantes ela está bem melhor, a última internação foi em julho do ano passado devido a uma pneumonia. Alimenta-se sem auxílio de sondas e faz fisioterapia no Hospital Local Nilo Lima.
O anestesista que realizou o procedimento veio a falecer um anos depois do acontecido, o cirurgião ortopedista nunca conversou conosco durante todo esse tempo.
Entramos com uma ação idenizatória contra a Clínica São Lucas em 2005 e por incrível que pareça nunca aconteceu nem a primeira audiência.
Sabemos que dinheiro nenhum é suficiente pois perdemos o que tínhamos de mais valioso que era a felicidade da nossa pequenina, mas entendemos que o mínimo que pode acontecer nesse momento é que a justiça condene a clínica nesse processo movido por nós. O caminho a percorrer é longo e demorado, porém não nos importa quanto teremos que percorrer, a esperança e a fé serão nossos combustíveis e no fim dessa caminhada seremos vitoriosos e quem saber receberemos como prêmio o sorriso lindo da Mirna.

Nosso amor e a fé inabalável em Deus fazem com que ela supere todas as complicações e esse mesmo amor e fé farão com que ela tenha o melhor em termos de qualidade de vida.

Essa foto foi tirada assim que ela teve alta do Hospital Lucídio Portela



Essa outra ao lado da Milena foi em 2002, já bem melhor, começando a recuperar o peso perdido durante o tempo que passou no hospital.



Essa foto foi tirada durante o tratamento de fisioterapia que ela faz no Hospital Local Nilo Lima

Essa outra foto é bem recente, na garagem de casa.

3 comentários:

  1. Ela estudou comigo..

    e lembro que no Jardim II, todos os dias seus pais iam deixar ela lá sala e se não me engano lembro bem de uma vez que ela chegou lá na sala com o braço engessado, no tempo ate falavam que o médico havia engessado o braço errado...

    mas depois que fiquei sabendo da verdadeira história...

    Fico muito triste em vê-la nessa triste situação!

    E queria muito que ela se recuperasse e voltasse a estudar conosco!

    De: Lucas Ferreira Lima, 13 anos

    ResponderExcluir
  2. não cheguei a conhecer ela e ate hj ñ a conheço... mais foi uma historia ki abalou castelo, lembro ki na epoca fizemos ate festas para recarda fundos para a cirurgia dela e tal... E como vc dixi dinheiro nenhum no mundo pode resolver esse problemas mais ki a justiça seja feita para que outro erro como esse ñ venha a contecer...

    ResponderExcluir
  3. Eu não conheço muito bem ela,más conheço a historia já era bastante comovida por que minha sogra que é tia dela me contou e a agora que eu lie como foi o acontecido estou mais comovida ainda...Queria poder falar pra Mirna que ela é uma menina linda e muito amada por todos e que o papai do céu tem um propósito muito lindo na sua vida,e que vc minha linda ainda será muito feliz...De:Zenailde e Yasmin Para:Mirna bjinhusssss fofa fica com deus ele ta te vendo viu ^^....

    ResponderExcluir